domingo, fevereiro 04, 2007

Sangue do meu sangue - tipo O

A "Dieta do Tipo Sanguíneo" iniciou com os estudos do médico naturopata Dr. James D'Adamo que publicou seu primeiro livro em 1982. Ela teve grande impulso com a publicação, pelo seu filho, também médico naturopata, Dr. Peter J. D'Adamo, em 1996 do livro "Eat Right For Your Type" onde o autor mostrou correlações históricas, antropológicas e fisiológicas dos tipos de sangue A, B, AB e O com os alimentos, com a personalidade e com o estilo de vida.
Mais tarde, novas descobertas levaram a um aperfeiçoamento das recomendações, levando em conta o fato do indivíduo secretar ou não, os antígenos do seu tipo de sangue nas secreções do corpo (saliva, muco, secreções intestinais, urina, etc..).
Ver "links" ao lado.




O sangue do tipo O foi único tipo encontrado no homem das cavernas, e por milhares de anos foi o único tipo de sangue existente. É o mais freqüente ainda hoje. Nessa época, os homens tinham uma dieta baseada em carne, frutas, verduras e raízes e tinham um sistema digestivo próprio para digerir e metabolizar corretamente a carne. Tinham um pH do estômago muito ácido e maior secreção de enzimas digestivas. Esse pH muito ácido propicia o aparecimento de úlceras e gastrites. Nessa época, o homem era nômade e percorria grandes extensões rotineiramente e tinha uma atividade física intensa. Ele era pragmático, esperto, um predador agressivo, com instinto de sobrevivência forte.
Essas características trazidas à sociedade atual fazem do tipo O um líder, extrovertido, com muita energia, individualistas, ousados, otimistas, auto-confiantes e produtivos. Entretanto, quando submetidos a estresse podem ter reações excessivamente agressivas e desequilibradas com acessos de raiva e fúria. Na infância a hiperatividade é muito comum. O tipo O é atualmente o mais freqüente nos USA.
Devem comer pouco ou nenhum derivado do leite ou trigo. São alimentos de difícil digestão para o tipo O e podem causar ganho de peso inadequado, inflamações e fadiga. As pessoas de tipo O devem ter na carne (peixe ou frango) a sua fonte protéica principal. Limite a ingesta de feijões porquê eles são uma fonte protéica inadequada ao tipo O.

Fonte: Evolução e Alimentação

Um comentário:

  1. Obrigado por colocar o bottom do Clube da Mafalda aqui. Já inseri o link do seu blog na página de links do Clube da Mafalda.

    ResponderExcluir