quinta-feira, setembro 29, 2005

Prazer em conhecer


Nos posts anteriores havia alguns trechos de redações do Enem. Estão em vários sites. Sim, são engraçados. Mas confesso que me causaram uma certa tristeza também. Embora houvesse alguns erros que poderiam ser causados por pressa ao escrever ou lapsos de memória, os mais engraçados (e graves) eram os que vinham de uma ausência de conhecimento sobre o assunto ou/e incapacidade de raciocinar. E o assunto em questão nem era algo específico de certas profissões, era (seria) de interesse geral. Qual a graça então? Além da vaidade e do elitismo (afinal todos falamos bobagens, mesmo sobre assuntos que conhecemos, mas em geral elas contam com a condescendência de nossos pares), creio que é pela tentativa feita por alguns de fingir que sabem algo que só ouviram falar sem interesse, e pela incapacidade de raciocínio de outros, cujas respostas mostravam dificuldade ou preguiça de pensar.
Em ambos os casos há um desprezo pelo conhecimento que vem ganhando espaço em todos os setores da sociedade. É o ter em vez de ser, o fingir que sabe em vez de aprender, o enganar em vez de estudar. Saber, outrora trazia status. Havia respeito por aquele que ensinava e pelo que queria aprender, Agora uma geração inteira se perde num denso nevoeiro de falta de perspectivas ou anseios.
No mundo todo. No fim de cada frase há um sorriso amarelo de quem a lê que diz no seu íntimo : e agora?.

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