quinta-feira, setembro 28, 2006

Cobras



Novela das sete da rede Globo. Dizem que "recuperou" o horário. Situações absurdas e engraçadas nos papéis principais: troca de papéis entre patroa e empregada (Marília Pera hilária), ascensão de um pobre a uma vida de luxo (Lázaro Ramos ótimo e Taís Araujo também), conflitos de um pai que gosta de se vestir de mulher mas é "hetero" (Ed Wood?), e finalmente pra tornar tudo mais engraçado (!) uma família inteira que faz graça com... a fé de muitos. A mãe de família (over, e num papel onde não cabe riso e sim pena) é uma beata ( o que virou praticamente um xingamento e deveria ser uma virtude) que procura (?) infundir a fé aos seus filhos. A saber: uma ninfomaníaca, uma criança gananciosa, um rapaz fraco e hipócrita e uma desmiolada desiludida, além é claro de um pai bandido que quer reconquistar a mãe.

Mãe essa que há alguns capítulos atrás ao se ajoelhar pra rezar, recebe imagem de Nossa Senhora (Senhor piedade!) na cabeça e se torna uma...digamos: mulher promíscua. Duvido que isto aconteça com a religião islâmica ou judaica. Os respectivos dirigentes ou porta-vozes imediatamente se levantariam contra um absurdo destes. A quem interessa isto? por que fazer pilhéria com fé dos outros? E pior, desde o começo as pessoas com fé sendo vistas como idiotas, hipócritas ou loucas. Ah sim, existem idiotas, hipócritas ou loucos em qualquer lugar, mas só desprezo ou ódio para promover campanha tão maciça contra uma Igreja já tão vilipendiada até por aqueles que deveriam honrá-la. E ainda há a novela das 9, onde existe uma freira muito má. E creio que o autor é católico. Não seria tão grave se a novela das sete já não fizesse esse (des) serviço.

Nem ao menos foi algo sutil. Um dos filhos queria preservar sua castidade e acaba se deitando com uma prostituta (acho que levada pelo pai) e fica muito feliz. E sua castidade é vista como algo doentio. Não se dá o direito de reflexão. Olhe jovem, se voce for assim será alvo de deboche. Se voce for assado será querido e feliz. Olhe mãe, se voce for assim seus filhos se tornarão loucos e safados. Se voce for safada seus filhos te tratarão bem. Olha que engraçado ! Uma família inteira de desajustados, possívelmente por culpa da mãe carola ! e não do pai bandido.

Essa perseguição aos católicos não é nova. Outras novelas (o bem-amado, tieta etc) já retrataram as suas beatas bem ridículas e filmes fizeram o mesmo. Sempre colocando pessoas que se dedicam a Igreja como sendo mais fofoqueiras que as outras, mais hipócritas que as outras, mais intolerantes que as outras, sem haver uma só obra que coloque alguém ajustado agindo assim.
A mensagem não pode ser mais clara, e produziu resultados e continua produzindo: ninguém mais quer se dedicar demais ao catolicismo (nem de menos), pra não ficar daquele jeito, ou ser tachada(o) de beata. Uma generalização que não é feita tão abertamente com outras religiões, ou profissões, ou raças, enfim: para os outros tolerância e bom senso; pros católicos a execração. Teoria da conspiração ? Putz, já deixou de ser teoria há muito tempo.

Ah voce conhece alguém que é exatamente como estas beatas de novela e portanto eles estão certos ao retratá-las assim? Olhe, covardes e tarados existem em todo o lugar e costumam se esconder atrás de qualquer coisa que pareça torná-los mais virtuosos e fortes que os outros. Policiais, religiosos, médicos e políticos tem mais facilidade em obter as duas coisas.

Enquanto isto... Vamos escolher alguma religião "pra Cristo".
Que tal A que Ele fundou?

Quando acordarem será tarde demais. Meus Deus o que fizemos com o que nos destes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário