Relicário com o corpo de São José de Cupertino
Dia 18 de Setembro é comemorado o dia de São José de Cupertino.
José nasceu no dia 17 de junho de 1603, vilarejo de Cupertino, em Nápoles, Itália. Era filho de uma família pobre e cheia de dificuldades. Às vésperas de seu nascimento, sua família foi despejada por causa de dívidas do pai. No despejo, a família perdeu até os poucos móveis que tinha. Por isso, José nasceu num estábulo.
Talvez por causa de toda a dificuldade que sua família passou, José cresceu com sérias dificuldades de aprendizado, tanto que não conseguiu aprender a ler. Teve sempre uma saúde muito fraca na infância e adolescência. Nessa fase, por várias vezes, esteve entre a vida e a morte.
Fez várias tentativas de entrar na vida religiosa, a primeira aos 17 anos (ele era considerado ignorante e sem cultura), o "irmão burro", como as vezes era chamado, sendo recusado em conventos, por não conseguir aprender, de ser estabanado e (quando entrava em êxtase) quebrar objetos do convento. Finalmente foi aceito no Convento Franciscano em Grotela
Diácono por vontade de Deus
Contra toda a lógica humana, José de Cupertino sentia em seu coração o chamado não só para a vida religiosa, mas também para o sacerdócio. Sua dificuldade de aprender, porém, era grave. Ele simplesmente não conseguia. Assim, os frades iam “levando” o irmão José de Cupertino. Chegou a época do exame para ser admitido como diácono. José entregou-se à Virgem Maria e foi fazer a prova. Na ocasião, ele foi interrogado pelo bispo de Nardo. Este pediu para José explicar o único trecho do Evangelho que ele, de fato, sabia: "Felizes as entranhas que Te trouxeram". José foi admirável em sua resposta e foi aprovado, para o espanto de todos.
O sacerdote analfabeto
Após mais um tempo de estudos e dificuldades imensas, chegou o momento do exame oral, diante do Bispo de Castro. José de Cupertino foi juntamente com os outros confrades. Mais uma vez ele confiou-se a Nossa Senhora, pois sabia que, humanamente, não passaria. O bispo, porém, interrogou alguns e ficou tão admirado com as respostas precisas e sábias destes, que decidiu aprovar todos os outros sem examiná-los. Dentre eles estava São José de Cupertino. Assim, o pobre analfabeto José de Cupertino tornou-se padre pela vontade de Deus. Por isso, ele se tornou o padroeiro dos estudantes.
Atônitos, os espectadores ficaram mudos de temor, mas, passado o êxtase, não havia qualquer sinal de queimadura.
A vida de São José de Cupertino sempre foi marcada pelos dons extraordinários. Percebia a alma das pessoas e aconselhava sobre aquilo que elas mais precisavam. Acabava com desavenças, reconciliava inimigos e levava a misericórdia de Deus. Além disso, tinha o dom da levitação e dos êxtases nos momentos de oração. E isso acontecia quase que constantemente quando celebra a santa missa e quando rezava.
O Papa Urbano VIII encontrou-se com ele em Grotela e ele ao ver a imagem de Nossa Senhora entrou em êxtase;
Imagem de Nossa Senhora, que ele venerava.
O papa que falava aramaico fez perguntas complicadas e o mesmo respondeu na mesma língua, com grande sabedoria e naturalidade.
Depois deste episódio, ele passou a ser muito respeitado e por várias vezes foi consultado pelos exegetas da Igreja sobre questões muito controvertidas e o " irmão burro" respondia a todas como se fosse um luminar na matéria.
Dizia com simplicidade que em algumas de suas visões as vezes ficava conversando com alguns apóstolos e as vezes com Jesus e a Virgem Maria.
Faleceu em18 de setembro de 1663 de uma severa febre e foi enterrado na igreja de Ossimo.
“Rezar, não se cansar nunca de rezar. Que Deus não é surdo nem o céu é de bronze. Todo aquele que pede, recebe”, afirmava.
fontes : https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-sao-jose-de-cupertino/261/102/#c
https://cleofas.com.br/hoje-a-igreja-celebra-sao-jose-de-cupertino-padroeiro-dos-estudantes- com-dificuldades/
http://santossanctorum.blogspot.com/2012/09/sao-jose-de-cupertino-o-santo-que-voava.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário