Entrada de luz solar diminui consumo de energia elétrica nos edifícios sem prejudicar estrutura.
Uma empresa de arquitetura da Itália desenvolveu um "cimento transparente" que permite que a luz solar penetre nos ambientes, transformando as paredes em janelas gigantes.
O material foi batizado de i.light e tem centenas de orifícios minúsculos que permitem a entrada da luz sem comprometer a integridade da estrutura do edifício. Se observados de perto, é possível ver os pequenos burcacos de 2 ou 3 milímetros, mas quem olha de longe tem a impressão que a parede é transparente.
A tecnologia já foi testada em um edifício, o pavilhão italiano da World Expo em Xangai, no ano passado. Segundo a Italcementi, empresa que desenvolveu o produto, o uso do cimento perfurado pode economizar a mesma quantidade de energia que é economizada durante o horário de verão na Europa.
No pavilhão italiano da World Expo, 40% da parede de 18 metros de altura foi composta pelo "cimento transparente". O produto já foi patenteado pela empresa italiana, que afirma não ter planos de exportar a inovação para outras partes do mundo a curto prazo. Galileu
_____________________________________________________
Achei este prédio feio, mas tudo bem. Não dá pra ver o grau de iluminação possível, se impede ou não certas atividades ou se ilumina o suficiente para outras.
Por isso não sei o quanto seria utilizável em apartamentos.
Mas para prédio públicos, puxa, é fantástica a economia e a praticidade. Muito bom !
Nenhum comentário:
Postar um comentário