sábado, dezembro 16, 2006

Irmã


O pão dos pobres

Delícias com fubá reforçam o café da tarde servido pela Irmã Maria a pessoas carentes

Irmã Maria Mildner mostra seu talento culinário no pão de fubá mimoso, famoso na cidade.
Duas vezes por semana, religiosamente, Irmã Maria Mildner faz duas fornadas de pão de fubá mimoso. O hábito, que se repete há anos, tem uma razão de ser. Há quatro décadas essa freira da Ordem das Ursulinas, batizada Helma, em Estrela, no Rio Grande do Sul, cidade de colonização alemã, toca uma obra beneficente em Paraisópolis, no sul de Minas, onde mulheres pobres fazem cursos de corte e costura e trabalhos manuais. A miséria, declarada na urgência da fome, fez com que Irmã Maria começasse a fornecer também sopa, que para muitas daquelas mulheres era a única refeição do dia.
Não demorou e o café da tarde, indispensável nas casas mineiras, veio reforçar a alimentação dos carentes. Foi aí que o pão de fubá mimoso do Cutuba entrou na história. 'O fubá é um alimento rico e de sustança', declara Irmã Maria, misturando ao forte sotaque alemão palavras da fala mineira.
Todas as tardes, quem chega à Escola de Promoção Humana Mãe da Igreja encontra sobre a mesa café quentinho e o famoso pão de fubá que o talento culinário de Irmã Maria enriquece com geléias de frutas da estação. Aos 77 anos, trabalhando todos os dias, ela não se deixou abater nem mesmo quando um grave problema cardíaco a afastou por um ano de seus pobres.
Sovando a massa com vigor, Irmã Maria revela o segredo da disposição que a mantém ativa: 'Ponho prazer em tudo que faço'. Quem come de seu pão concorda na hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário