domingo, maio 07, 2006

Fora!!!!!






Origem da palavra: droga vem da palavra droog ( holandês antigo) que significa folha seca. Isto porque, antigamente, a maioria dos medicamentos era à base de vegetais.

Droga: qualquer substância que é capaz de modificar a função dos organismos vivos, resultando em mudanças fisiológicas ou de comportamento.

Psicotrópico:
-Psico - palavra grega que significa psiquismo (o que sentimos, fazemos, pensamos).
-Trópico - relaciona-se com tropismo (ter atração por).
-Psicotrópico- atração pelo psiquismo.
-Droga psicotrópica: é aquela que atua sobre o cérebro, alterando de alguma forma o psiquismo.
Medicamento ou fármaco: é a droga que atuando em organismos vivos, provoca efeitos benéficos ou úteis.
Tóxico: é a droga que administrada em organismos vivos produz efeitos nocivos.

fonte: UNIFESP
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Bem, será que as drogas conhecidas, das mais leves até as mais pesadas produzem efeitos nocivos? Ou será que só as mais pesadas produzem tais efeitos?

Vejamos. Qualquer que seja a droga ela:

1) se aproveita da baixa auto-estima das pessoas (sim todos os usuários por mais que gritem, riam e pareçam se divertir muito, se sentem mal, infelizes, incompletos, sem a droga e ela mesmo que seja pouco viciante, se torna um hábito diário), principalmente jovens sem rumo, insatisfeitos e revoltados, mas também adultos alcoolizados, frustrado, cheios de remorsos, abandonados, magoados e querendo esquecer...

2) entorpece a criatura (daí seu outro nome:entorpecente). As pessoas se tornam fúteis, moles, egoístas,vazias, despreparadas, preguiçosas (exceto pra arrumar e usar a droga), enfim chatérrimas ou no caso das estimulantes, tão "estimuladas" que não olham onde pisam (ficam na chamada "egotrip") e pisam em muitos, principalmnte em si mesmos e por fim:

3) a escraviza, enquanto vai roubando sua saúde. As pobres pessoas viciadas, acham que estão usando a droga, mas estão é sendo usadas por ela. Viram "coisas", números para enriquecer traficantes (enquanto elas mesmas vão empobrecendo em todos os sentidos), perdem anos de sua vida e pior do que isso: perdem anos futuros, de saúde, coisa que nao pensam quando usam a droga na juventude. Ficam com a pele feia, mal-cheirosas, se descuidam da saúde e higiene, não ligam pra educação, esquecem pessoas próximas, ou que não fazem isso; dão mais atenção àquelas com quem podem usar a droga e que não vão questionar o seu uso; largam projetos, esquecem metas, descumprem promessas.
Enfim, vivem como um papel ao vento. E ISTO ESTÁ se alastrando como uma peste pela sociedade e acaba se tornando algo normal ( sem contar os "ídolos" que usam drogam e fazem apologia, na verdade egoísticamente, sem preocupação com as consequências, afinal têm que justificar o que fazem não? irc que lixo!), quando deveria ser visto cada vez mais como coisa antinatural, nociva, perversa, algo feito pra perder mentes e corações fracos ou doentes. Sim, porque se existe a possibilidade de se tornar dependente de algo por um problema genético, por exemplo, e as consequências podem ser as que se vê por aí: NÃO deveríamos nos arriscar !!!
Ah, mas quem não arrisca não petisca! diz o ditado. Mas neste caso o petisco é veneno, e TODOS foram avisados disto !!!! Rita Lee disse na sua "ovelha negra":
- Baby, baby! Não adianta chamar, quando alguém está perdido, procurando se encontrar." Pode ser, mas mesmo que não adiante, temos que tentar!!

É o mesmo que botar a mão no fogo e deixar queimar ! Mesmo as mais inofensivas provocam danos, à vontade da pessoa, à sua saúde, aparência e muito mais; e vamos combinar que estamos fartos daquilo que nos prejudica, precisamos sim, daquilo que nos eleva.

Mas sempre há tempo pra retomar o caminho, ou descobrir esse caminho (quando não se tem nenhum), adquirir ou redescobrir o prazer de ser capaz de se sentir bem sem precisar tomar nada. Saber se divertir usando sua própria mente e recursos (que são infinitos) ou então (quem não os tem) criá-los através do conhecimento de si mesmo e do mundo.
É MUITO TRISTE VER PESSOAS PARECENDO FANTASMAS DO QUE FORAM ou RESTOS DO QUE PODERIAM SER e saber que nada vai mudar se elas continuarem como escravas, dependendentes, viciadas e sem vontade própria. O prazer que estas coisas proporcionam pode ser bom, mas o preço é muito maior do que o dinheiro que se paga por elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário