sábado, setembro 24, 2005

Filmes


Mais filmes... Quero deixar claro que os filmes que coloco aqui, não são aqueles das listas de melhores filmes de todos os tempos, os melhores da crítica, os melhores do público, bilheterias etc. Estou colocando aqui filmes de que me lembro na hora que escrevo. Dificilmente me lembraria de um filme muito ruim, a não ser aqueles tão ruins que são bons. Trash.
Em geral são filmes que me tocaram por algum motivo e ficaram. Estou evitando até colocar dados técnicos, que podem ser procurados.Tudo que escrevo, foi o que ficou.
Bom vamos a eles: já que comecei com temas, vou continuar.
Capa e espada - vou colocar todos os filmes desse período (?), digamos, idade média em diante.
Excalibur - adorei. tem magia, guerra, amor, e a busca pelo santo graal. Sem contar que tem o mérito de ter Carmina Burana na trilha sonora. Nunca mais vi um filme sobre o rei Arthur sem fazer comparações com este. Ah e tem Hellen Mirren. O filho do diretor John Boorman faz o papel do filho de Morgana e Arthur. Depois eu o veria, já rapazinho, num filme de guerra, também dirigido pelo pai. Mas isso é outra história.
O Feitiço de Áquila - presença constante na sessão da tarde e diversão garantida. Protagonistas bonitos, Mathew Broderick cínico e ótimo, tema envolvente, o bem e o mal definidos, redenção e punição. Paz.
O leão no inverno - não é um filme fácil. Mas dá o maior prazer a quem gosta de boas atuações e bom texto. Duelo. Kate Hepburn, Peter O'toole e Anthony Hopkins (novinho). Devo estar sendo injusta, mas são os que me lembro. Deve ter sido peça de teatro pois a ênfase está nos diálogos. Só vi uma vez e gostaria de ver de novo.
Becket, o favorito do rei - acho que é esse o título. Idem o anterior (texto e atores). Richard Burton e Peter O'toole naquilo que sabem fazer bem. Não, não é beber. A história é verdadeira, assisti quando nova e fiquei impressionada, principalmente com as atuações. Que bom que pude ver filmes como esse e o anterior quando era criança. Aprendi a valorizar o que é bom. Creio que nunca mais foi reprisado. Pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário